Check list para vistoria de imóvel

Está chegando a tão sonhada hora de pegar as chaves do novo apartamento, mas antes é preciso fazer a vistoria do imóvel junto com o responsável da construtora para ver se todos os itens descritos no memorial descritivo estão em ordem, assim como detalhes técnicos e de construção. Muitos ficam empolgados diante da possibilidade de receber as chaves e não ficam atentos aos principais pontos que precisam ser checados.

Fique atento(a) a essas 10 dicas ao fazer a vistoria do seu imóvel:

  1. Vistoria

Faça o agendamento da vistoria em um dia tranquilo, sem pressa, para que tudo seja averiguado com rigor. Escolha um dia ensolarado, com luminosidade para que nenhum detalhe passe despercebido. Devido a emoção, você pode acabar deixando passar detalhes qe irão precisar de correção. Se você não se sentir segura para fazer a vistoria sozinho (a), pode levar uma pessoa de sua confiança ou até mesmo contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

  1. Memorial descritivo em mãos

De posso do memorial descritivo, você poderá analisar item a item. Vale também para folder e material usado como propaganda.

  1. Esquadrias alumínio/madeira

 Faça uma avaliação visual das janelas e portas, verificando se não existem danos como arranhões e pinturas danificadas. Teste o funcionamento, abrindo e fechando as portas, e  verifique se todas as portas estão com chaves. Teste todas as fechaduras. Uma dica para testar se há vazamentos nas esquadrias é fechar a janela e ver se há algum ponto em que a luz passa com maior intensidade, algo que possa comprometer a vedação do conjunto e no futuro gerar algum vazamento em dias de chuva.

  1. Instalações Elétricas

Geralmente não há como serem testadas, pois o medidor de energia ainda não está instalado. Neste caso, é importante deixar claro no relatório de check-list da construtora que as instalações elétricas não foram verificadas porque a energia ainda não estava funcionando.

  1. Instalações Hidráulicas

Ao entrar no apartamento, ligue todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos para verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já nas descargas das bacias sanitárias, acione e veja se a vazão d’água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento.

  1. Revestimentos cerâmicos e Rejuntes

Avalie visualmente se não existem peças danificadas, com trincas, rachadura ou manchas, checando se estão bem assentadas, sem desníveis ou descontinuidade, e se não existem peças com tonalidades diferentes. Geralmente um dos pontos mais problemáticos é o rejunte na borda dos ralos, por ser um local de muito contato com a água.

  1. Contra Piso

Além da avaliação visual, para testar o contra piso, basta bater com o cabo da vassoura na cerâmica para ver se existe algum ‘ponto com som cavo’, onde a cerâmica ou o contra piso podem perder a aderência com o substrato, provocando futuramente o descolamento das peças e, no caso do revestimento cerâmico, ficando mais frágil a impactos mecânicos.

  1. Pintura

Verifique visualmente a planicidade das paredes, se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, deve ser solicitada a correção. Lembre-se de fotografar todos os pontos marcados para correção e anote no check list.

  1. Vaga de Garagem

Verifique o local já demarcado da sua vaga de garagem e com o auxílio de uma trena as medidas da sua vaga de garagem. Veja se o tamanho está de acordo com o disposto em seu contrato.

  1. Check-List

Finalizada a vistoria, verifique no check-list se todas as solicitações foram anotadas, tire uma foto para ter uma cópia e lembre-se de usá-la como roteiro para quando for fazer a nova vistoria do apartamento – melhor do que contar apenas com a memória.

 

Pronto! Vistoria feita 🙂 Se estiver tudo ok, é só aguardar a data para entrega das chaves. Caso haja alguma discrepância entre o disposto em seu contrato e o que  ajuste a ser feito no imóvel, é aguardar a nova vistoria. Não esqueça de fotografar tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: