Está chegando a tão sonhada hora de pegar as chaves do novo apartamento, mas antes é preciso fazer a vistoria do imóvel junto com o responsável da construtora para ver se todos os itens descritos no memorial descritivo estão em ordem, assim como detalhes técnicos e de construção. Muitos ficam empolgados diante da possibilidade de receber as chaves e não ficam atentos aos principais pontos que precisam ser checados.
Fique atento(a) a essas 10 dicas ao fazer a vistoria do seu imóvel:
-
Vistoria
Faça o agendamento da vistoria em um dia tranquilo, sem pressa, para que tudo seja averiguado com rigor. Escolha um dia ensolarado, com luminosidade para que nenhum detalhe passe despercebido. Devido a emoção, você pode acabar deixando passar detalhes qe irão precisar de correção. Se você não se sentir segura para fazer a vistoria sozinho (a), pode levar uma pessoa de sua confiança ou até mesmo contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
-
Memorial descritivo em mãos
De posso do memorial descritivo, você poderá analisar item a item. Vale também para folder e material usado como propaganda.
-
Esquadrias alumínio/madeira
Faça uma avaliação visual das janelas e portas, verificando se não existem danos como arranhões e pinturas danificadas. Teste o funcionamento, abrindo e fechando as portas, e verifique se todas as portas estão com chaves. Teste todas as fechaduras. Uma dica para testar se há vazamentos nas esquadrias é fechar a janela e ver se há algum ponto em que a luz passa com maior intensidade, algo que possa comprometer a vedação do conjunto e no futuro gerar algum vazamento em dias de chuva.
-
Instalações Elétricas
Geralmente não há como serem testadas, pois o medidor de energia ainda não está instalado. Neste caso, é importante deixar claro no relatório de check-list da construtora que as instalações elétricas não foram verificadas porque a energia ainda não estava funcionando.
-
Instalações Hidráulicas
Ao entrar no apartamento, ligue todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos para verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já nas descargas das bacias sanitárias, acione e veja se a vazão d’água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento.
-
Revestimentos cerâmicos e Rejuntes
Avalie visualmente se não existem peças danificadas, com trincas, rachadura ou manchas, checando se estão bem assentadas, sem desníveis ou descontinuidade, e se não existem peças com tonalidades diferentes. Geralmente um dos pontos mais problemáticos é o rejunte na borda dos ralos, por ser um local de muito contato com a água.
- Contra Piso
Além da avaliação visual, para testar o contra piso, basta bater com o cabo da vassoura na cerâmica para ver se existe algum ‘ponto com som cavo’, onde a cerâmica ou o contra piso podem perder a aderência com o substrato, provocando futuramente o descolamento das peças e, no caso do revestimento cerâmico, ficando mais frágil a impactos mecânicos.
-
Pintura
Verifique visualmente a planicidade das paredes, se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, deve ser solicitada a correção. Lembre-se de fotografar todos os pontos marcados para correção e anote no check list.
-
Vaga de Garagem
Verifique o local já demarcado da sua vaga de garagem e com o auxílio de uma trena as medidas da sua vaga de garagem. Veja se o tamanho está de acordo com o disposto em seu contrato.
-
Check-List
Finalizada a vistoria, verifique no check-list se todas as solicitações foram anotadas, tire uma foto para ter uma cópia e lembre-se de usá-la como roteiro para quando for fazer a nova vistoria do apartamento – melhor do que contar apenas com a memória.
Pronto! Vistoria feita 🙂 Se estiver tudo ok, é só aguardar a data para entrega das chaves. Caso haja alguma discrepância entre o disposto em seu contrato e o que ajuste a ser feito no imóvel, é aguardar a nova vistoria. Não esqueça de fotografar tudo!